Em breve uma nova versão entrará no ar!

Catálogo de Disciplinas

POLÍTICAS DE SAÚDE E A GESTÃO DO SUS I - 2019



Voltar para catálogo |  Acessos: #583

1POLÍTICAS DE SAÚDE E A GESTÃO DO SUS I - 2019 Saúde Coletiva 16/05/2019 a
27/06/2019
Inscrição:
01/04/2019 a 03/05/2019
Período:
16/05/2019 a 27/06/2019
Responsável:
Ademar Arthur Chioro dos Reis
Créditos:
5
Resumo:
-

Código:
-
Programa:
33009015067P1 Saúde Coletiva
Co-responsável:
Ademar Arthur Chioro dos Reis - doutor; Rosemarie Andreazza - pós-doutora; Mariana Arantes Nasser (convidada) - doutora; Lumena Almeida Castro Furtado (convidada) – doutora
Local:
em anfiteatros da EPM/Unifesp
Dias e horários:
Quintas-feiras das 8 as 12 horas e das 14 as 18 horas - 16 e 30 de maio e 06, 13 e 27 de junho (atividades presenciais). São previstas 40 horas para leitura de textos, visitas a serviços, realização de entrevistas e preparação de seminários.
Vagas:
30
Créditos:
5
Critérios de ingresso:
Alunos regulares do PPG-SC e outros programas. Aceita-se alunos ouvintes. 15 vagas serão ofertadas para profissionais e gestores das redes municipais de saúde de São Paulo, São Bernardo do Campo e Diadema, como contrapartida parceria ensino-serviço com a EPM/Unifesp, prevista no COAPES.
Carga horária teórica:
40
Carga horária prática:
40
Carga horária total:
80
Ementa/Programação:
A disciplina oferece subsídios para análise crítica do processo de formulação e gestão das políticas de saúde no Brasil. Será conduzida por meio de três eixos temáticos: I - A produção do SUS como “grande” política pública de saúde: II – A produção das políticas de atenção à saúde no SUS: III – A produção de experiências de gestão e de atenção à saúde no SUS: Além da leitura dos textos indicados (básicos e complementares), os alunos desenvolverão atividades práticas por meio de visitas, entrevistas e produção de narrativas com gestores do SUS, trabalhadores da saude e usuários, que serão utilizadas como material didático no desenvolvimento de seminários e na produção do Trabalho de Conclusão da Disciplina. Para tanto, estão previstas 40 horas de atividades teóricas e 40 horas de atividades práticas. Conteúdo Programático: I - A produção do SUS como “grande” política publica de saúde: Antecedentes do SUS e a Reforma Sanitária Brasileira. Princípios, desafios e perspectivas. O financiamento da saúde e do SUS. O debate internacional sobre racionalização dos gastos e universalidade x cobertura universal. Descentralização e Regionalização da Saúde. A relação interfederativa e os processos normativos. Instâncias de pactuação do SUS. Modelos de gestão em saúde. II – A produção das políticas de atenção à saúde no SUS: Modelos tecno-assistenciais em disputa no SUS. A política de Humanização da Saúde. Política de atenção básica e a estratégia de saúde da família. O Programa Mais Médicos em análise. Redes Regionais de Atenção à Saúde. Política de Atenção às Urgências e Emergências. Política de Atenção Hospitalar e internação domiciliar. Política de atenção especializada: a lacuna de formulação do SUS. Reforma Psiquiátrica, RAPS e política de AD. As redes de alta complexidade (onco, TRS, cardio, transplantes, sangue e hemoderivados). III – A produção de experiências de gestão e de atenção à saúde no SUS: no Estado de SP e em alguns municípios paulistas. (a ser desenvolvido juntamente com o eixo dois)
Referências:
CHIORO DOS REIS, A. A.; ZIONI, F. ; ALMEIDA, E. S. . Políticas Públicas e Organização do Sistema de Saúde: Antecedentes, Reforma Sanitária e o SUS. In: Westphal, MF; Almeida, ES. (Org.). Gestão de Serviços de Saúde. São Paulo: Edusp - Editora da Universidade de São Paulo, 2001, v. , p. 13-58. BRAGA, J.C.S. Saúde e Previdência: estudos de política social. São Paulo: Editora Hucitec, 1986. OLIVEIRA, J.A e TEIXEIRA, J.M. (IM) Previdência Social - 60 anos de história da Previdência no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1989. Le Monde Diplomatique – Brasil. EM DEFESA DO SUS UNIVERSAL E IGUALITÁRIO. Suplemento especial. Dezembro 2015. Disponível em: http://www.diplomatique.org.br/upload/encartes/encarte_SUS_12_2015.pdf CHIORO DOS REIS, AA; SOTER, APM; FURTADO, LAC; PEREIRA, SSS. Tudo a temer: financiamento, relação público e privado e o futuro do SUS. Saúde Debate. Rio de Janeiro. V. 40, N. Especial p. 122-135. Dez 2016. Disponível em: http://cebes.org.br/site/wp-content/uploads/2017/02/Especial-40-anos-Final.pdf SOUZA, LE; VIANA, AL. Gestão do SUS: descentralização, regionalização e participação social. In: Jairnilson Siva Paim; Naomar de Almeida-Filho. (Org.). Saúde Coletiva: Teoria e Prática. 1ed.Rio de Janeiro: MedBook, 2014, v. 1, p. 261-269. (cap. 19) PINTO, I. C. M. ; TEIXEIRA, C. F. ; SOLLA, J.S.P. ; CHIORO DOS REIS, A. A. . Organização do SUS e Diferentes Modalidades de Gestão e Gerenciamento dos Serviços e Recursos Públicos de Saúde. In: Jairnilson Siva Paim; Naomar de Almeida-Filho. (Org.). Saúde Coletiva: Teoria e Prática. 1ed.Rio de Janeiro: MedBook, 2014, v. 1, p. 231-235. (cap. 17) CHIORO DOS REIS, A. A.; SOTER, A. P. M. ; FURTADO, L. A. C. ; PEREIRA, S. S. S. . “Reflexões para a construção de uma Regionalização Viva”. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 21, p. 0473/2016, 2016. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília : Ministério da Saúde, 2012. 110 p. : il. – (Série E. Legislação em Saúde). Brasil. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Bertussi, DC; Feuerwerker, LCM; Louvison, MCP. A “regulação a quente” e a “atenção especializada viva”como dispositivos de compartilhamento do cuidado em saúde.
Endereço dessa página web:
http://epmpg.info/disciplinas.php?tp=d&id=322
Endereço web auxiliar:

Inscrição:
As inscrições deverão ser feitas apenas por e-mail (ppg.saudecoletiva@unifesp.br) e serão efetivadas por ordem de chegada. Para mais informações, acessar http://saudecoletiva.sites.unifesp.br/index.php/disciplinas/instrucoes-para-matricula
E-mail:
Encaminhar para ppg.saudecoletiva@unifesp.br: nome da disciplina que deseja se inscrever, nome completo do candidato, nível cursado (mestrado ou doutorado), instituição, nome do orientador, telefones para contato c/ DDD, e-mails para contato.
Telefone:
(11) 5576-4848 ramal 1879 – Somente para informações, pois não serão aceitas inscrições por telefone.

Licença Creative Commons
(CC) 2015-2019 EPMpg.info 1.05 Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
Desenvolvido por Ivan Pisa e Valdice Pereira. Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Informação errada ou incompleta: favor contatar diretamente secretaria do programa relacionado.
Acesso 14/11/2019 às 06:04. Ip 18.207.249.15. #267930 acessos.